Contingência é usada quando a SEFAZ está indisponível e a empresa precisa emitir a nota em modo alternativo.
Além da empresa marcar a opção de emitir em contingência, a SEFAZ do estado precisa ter habilitado o modo de contingência (geralmente só é habilitado quando há uma grande instabilidade do servidor normal).
Quando a emissão está em contingência:
o XML é gerado em tipo de emissão de contingência;
a nota deve ser transmitida posteriormente quando a SEFAZ voltar;
a empresa deve respeitar o prazo legal de transmissão;
o usuário deve acompanhar a regularização depois.
Use contingência apenas quando houver orientação interna para isso.